Português

As atividades de Língua Portuguesa da Coleção Algodão-doce partem do universo da criança, e visam desenvolver as capacidades ligadas às quatro competências linguísticas básicas: falar, escutar, ler e escrever:

Falar e escutar: Nos livros são apresentadas diversas situações em que o aluno é estimulado a se comunicar, expressar opiniões, necessidades e relatar vivências. Desta forma a criança organiza seu pensamento e desenvolve a capacidade de saber ouvir e respeitar o outro.

A obra traz histórias, brincadeiras, fantoches, músicas, parlendas e trava-línguas que contribuem para o desenvolvimento da linguagem oral e a ampliação do vocabulário. Também estimula a criação de textos orais coletivos, tendo o professor como escriba.

Práticas de leitura: O processo de letramento de um indivíduo está associado tanto a construção do discurso escrito como a construção do discurso oral. Na Educação Infantil, o contato da criança com o texto literário ou com outros tipos de texto se dará através da leitura feita pelo professor, e é de suma importância que "A Hora da História" faça parte do dia-a-dia da sala de aula.

Os livros da Coleção Algodão-doce apresentam às crianças diversos tipos de texto, como o texto narrativo através de histórias e fábulas; poesias; parlendas; músicas e textos instrucionais.

Práticas de escrita: O contato da criança com a linguagem oral e escrita se dá muito antes do início de sua escolarização, e é importante que isto seja valorizado. A obra visa chamar a atenção do aluno para o mundo escrito e promover seu contato com vários portadores de texto: livros, revistas, histórias em quadrinhos, suplementos infantis de jornais, embalagens; e com tipos variados de textos: narrativos, instrucionais e informativos. Trabalho com o nome: O nome é o mais significativo modelo de escrita para a criança. Por esse motivo é de grande valia o trabalho com a linguagem escrita a partir do próprio nome do aluno, relacionando-o ao alfabeto e a outros nomes significativos. A partir do momento que ele se torne um modelo de escrita estável, a criança poderá recorrer a ele para criar suas ideias e construir novas palavras. Por esta razão, todos os livros desta coleção trazem atividades focadas no nome da criança.

Trabalho com o alfabeto: Para que a criança possa pensar sobre sua língua e evoluir em suas hipóteses, é preciso que lhe seja apresentada desde muito cedo uma ferramenta fundamental: o conhecimento do alfabeto, memorizando o nome de cada letra. Todos os volumes da coleção trabalham o alfabeto, e no volume destinado ao Nível 2 (5 anos) a criança é apresentada aos quatro tipos de letra: Imprensa maiúscula e minúscula, e cursiva maiúscula e minúscula, para que tome conhecimento de sua existência.

Desenvolvendo a coordenação motora: É fundamental que durante a Educação Infantil a criança adquira uma boa coordenação motora global, visomotora e fina, lembrando que seu desenvolvimento depende da maturidade física e da estimulação do meio.

A coordenação motora global, também chamada de coordenação motora ampla ou grossa, é a coordenação dos grandes músculos. Envolve o corpo como um todo e depende de vários fatores, como equilíbrio, tônus muscular e lateralidade.

A coordenação motora fina e a coordenação visomotora são imprescindíveis para a escrita, pois determinam o ritmo, a fluidez e a velocidade com que se escreve, sem causar cansaço. Determinam também a precisão na forma das letras e números e a capacidade de seguir a direção e o espaço estabelecidos.

Os livros da coleção trazem tanto atividades que visam o desenvolvimento da coordenação motora ampla, como da coordenação motora fina.

De forma inovadora, apresentam:

  • Atividades que ressaltam o uso e função da língua escrita em nosso dia-a-dia.
  • Crachás para o trabalho diário com o nome do aluno
  • Jogos e brincadeiras
  • Obras de arte
  • Contos de fada, fábulas e poesias
  • Parlendas, trava-línguas e músicas
  • Criação de textos orais tendo o professor como escriba
  • Trabalho com sons e rimas
  • Atividades de artes como a pintura e o desenho, proporcionando um espaço criativo ao aluno para que possa falar de si e contar a sua história, ao mesmo tempo em que diversos conteúdos são desenvolvidos.
  • Trabalho focado no corpo do aluno e visando também desenvolver a coordenação motora ampla e fina, como as atividades de picote e recorte.
  • Material de apoio, para o aluno destacar e usar nas atividades do livro envolvendo letras e palavras

Especialmente para você, educador, todos os livros trazem:

  • Manual do professor com os objetivos propostos
  • Sugestões de livros para o professor trabalhar com os alunos, envolvendo os conteúdos propostos em Língua Portuguesa
  • Todas as referências bibliográficas que embasam a obra


E um CD APRESENTANDO CONTEÚDOS EXCLUSIVOS PARA CADA FAIXA ETÁRIA:

  • Todas as músicas apresentadas nos 3 livros, em versões gravadas especialmente para a Coleção Algodão-doce
  • Cada uma das histórias trabalhadas nos livros, através de slides com narração feita especialmente para a coleção Algodão-doce
  • Slides apresentando o alfabeto para os níveis I e II (4 e 5 anos)
Developed by Diego Ramos Design by Natasha Ramos e Bruna Oliveira